13 março 2012

Dicas de Organização -5S #1




Olá Gente querida !!!


 Hoje estou aqui pra conversar com vocês sobre organização, gosto muito dessa temática, acho que é por que  a organização pra mim , vai além do ambiente fisico, quando as coisas ao meu redor estão organizadas até minha mente funciona melhor. Sinto-me calma e em paz . A partir de hoje criarei aqui no nosso cantinho uma tag :ORGANIZAÇÃO . Estou sentindo a necessidade de desatulhar aqui em casa sabe, liberar armários, doar roupas, repaginar móveis sem utilidade e por aí vai , tudo o que eu fizer trarei pra compartilhar com vocês , combinado ? E se alguém se inspirar conta pra gente , ok ? Eu sei que o post ficou grande, mas tá valendo ver ele todinho , se não der volta depois , leia com calma, assimile os 5S e o mais importante:coloque em prática .
Os desafios da organização, na minha opinião são 2:
  • Praticiade, que ao organizar encontre-se harmonia entre a beleza e a praticiade.
  • Manutenção, não adianta investir horas, ou até dias , organizando um espaço, um armário se não houver disciplina  para manter .
É ai que entra :

Os 5S

        Os 3 primeiros sensos trabalham a mudança externa e os 2 últimos sensos trabalham a mudança interna.
É preciso uma mudança de atitude. Se a minha rotina é boa ou ruim, eu sou o único responsável.
Use o bom senso!

     Tudo que existe a nossa volta é reflexo da nossa mente!



O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um 
denominador :
     1) Seiri – Seleção
            2) Seiton – Ordenação
            3) Seisou – Limpeza
            4) Seiketsu – Bem-Estar/Saúde
            5) Shitsuke - Autodisciplina

Decidiu-se também pela colocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina. 
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas também em casa, nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.  
Atualmente, no Japão, já existe um outro S, denominado de shittsokoku (persistência). E há  empresas utilizam que  7 e 9S. 
No próximo post falaremos sobre cada um dos 5 s .
 Algumas imagens lindas,  pra se inspirar :

 





 





Meu Pinterest tem um album sobre organização com imagens excelentes : Veja aqui !





 DICAS :
Sites e matérias interessantes sobre organização :


1-Desafio Pérolas da Organização 

Nós participamos do Desafio Pérolas da Organização e os convidamos a participar também:



Desafios Cumpridos pelas Duas Moças :
 #4 Cds/Dvds
 #5  Brinquedos 
#6  Sapatos 

2-Metodologia com 3 níveis de organização: o físico, o lógico e o do conhecimento.


Escritório em casa organizaçao

 

3-Organização e estilo de vida

 

4-D. A. {Desorganizados Anônimos } .Esta é ótima e eu não conhecia ! Além do site listei também 3 matérias deles que li e achei muito boas :

  • 5 maneiras de desatulhar o roupeiro

     Esta porei em prática apartir de hoje darei uma geral nos 3 roupreiros e nas 2 cômodas aqui de casa  !

    Beijitos e até o próximo  desafio !
    Lílian e Vera






6 comentários:

  1. que matéria interessante
    to precisando me organizar...
    assim vc nos incentiva..rs
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Amei esta matéria estou precisando urgente me organizar rsrsrsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas de organização. Te seguindo.
    renatagrisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AMei essas organizações!!!!!
    parabéns!!! já tô seguindo

    ResponderExcluir
  5. Olá, moças, amei a matéria, simples e funcional. Adorei esses níveis da organização, não conhecia. Tento ser uma pessoa organizada todo o tempo, exatamente para ter mais tempo livre hehehe, mas confesso que é um desafio. Agora que vou me mudar comprei dois livros para ajudar nas tarefas de casa, "dicas de organização" e "casa limpa e arrumada". Acho q ser organizada é bom, pq a gente ganha mais tempo pra se divertir
    bjs
    Cês tão podendo heim, 3 blogs
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa matéria! Ainda temos muito que a prender com o povo oriental!
    Adoro a Ásia.

    ResponderExcluir

Oi Moças e Moços !
Obrigada por estar aqui, e por deixar a sua marca !
Isso deixa as Duas Moças felizes!

Depois visitem os nossos outros blogs e contem o que acharam:
http://sotutoriaislegais.blogspot.com/
http://tenhoalmavintage.blogspot.com/
http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/
Beijoca no seu ♥ !

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."
Marla de Queiroz