28 junho 2012

Coluna da Mulher -Os tempos mudaram ?

 Olá gente amiga,

Pego-me a pensar o que ainda tem que mudar na dinâmica homemxmulher e na forma como  a sociedade se posiciona sobre o assunto.Alguns são categóricos ao afirmar que muito avançamos,e que hoje, temos sim toda a LIBERDADE que merecemos.É fato que avançamos, mas ao meu ver está tudo ainda muito 'truncado'.E liberdade tem sido confundida com outra coisa que não sei ainda nomear.
Tirem por base esses anúncios antigos, e reflitam se muitos conceitos ainda não perduram, porém que sobre prismas diferentes :

Anúncio de vitaminas - Traduzindo significa, quanto mais duro trabalha a sua esposa, mais bonita ela fica.
Trabalhar duro pra ficar bonita para um homem é só isso ? 

Tradução: A maioria dos homens perguntam: Ela é bonita? E não : Ela é inteligente?

Agora , me diz com toda sinceridade, isso mudou ? Quantas mulheres 'frutas' vemos diariamente ?
E o quanto nós mesmas  nos esforçamos para estar belas, gostosas e atraentes,para eles?

Lysol, produto para higiene íntima feminina, a esposa aflita pede para o marido não deixa-la isolada.


Anúncio dos suéteres Drummond - Tradução: Os homens são melhores que as mulheres.
 E só em pensar que isso foi há menos de 6 décadas, fico arrepiada !

Tradução: O Chef faz tudo, mas cozinhar é para isso que as esposas foram feitas.
Sério mesmo ? E o pior é que ouvimos tanto homens por aí que ainda dizem assim : 'patroa', 'dona onça','dona encrenca', e com muita gente achando engraçadinho.Por favor temos muito mais a oferecer, a nós mesmas !Em tempo : NADA CONTRA DONAS DE CASA, OK ?

Tradução: É bom ter uma garota em casa.

 ULTRAJANTE, é isso que passou por sua cabeça ? Te entendo perfeitamente.


Tradução: Mostre que ele é o melhor homem do mundo.
 Quantas de nós  temos neglegenciado nossas aspirações em nome de relacionamentos,e de companheiros,agregando valor a atitudes que só nos anulam como seres humanos,buscando uma 'cara-metade' a qualquer preço!Nos esquecemos que somos inteiras, e que um bom companheiro não exigirá de nós submissão cega e anulação.Costumo dizer que  não quero mais a 'religião' 'agrade seu macho a qual quer preço', rsss...
Tradução: Uma mulher pode se culpar se ela perde o amor pela pele de meia-idade
 Homem 'carequinha e barrigudo', é charmoso,mas no caso da coroa não!Ela tem que ser 'enxuta' e 'inteira'!
Quem é que nunca ouviu essa frase ou algo do gênero ?E o pior, vamos nessa 'pilha'!Amo ver a atriz Cássia Kiss Magro , e aquele monte de rugas que ela tem, principalmente por ela ser atriz .Pra mim 'elas' gritam: Aceito-me.
Em tempo novamente:NADA CONTRA TODAS AS TECNOLOGIAS A FAVOR DA BELEZA E DA  ESTÉTICA!


Tradução: Por favor... deixe sua esposa vir para sala de estar.
 Quantas de nós tem a liberdade de trabalhar fora , oba, isso foi comemorado , mas está se tornando uma estafante jornada dupla.Conheço inúmeras mulheres que estão cansadas, estressadas e ouso dizer, muitas, infelizes.
Se angustiam porque passam o dia fora, pensam nas crianças, chegam do trabalho e ligam no 'automático' para darem conta de tudo, e então, às 23:00 caem na cama já exaustas e meio anestesiadas.E não conseguem um equilíbrio,ficar em casa, ou trabalhar fora ?Como somente ficar em casa, o que vão falar de mim, sou ou não uma mulher MODERNA ?E se trabalham fora :como não ser uma mulher maravilha e não dar conta da casa,filhos e marido , o que vão dizer de mim ? 

Anúncio de cosméticos, insinua que o marido olha mais para as jovens do que a própria esposa.
Sempre o fantasma de ter que 'segurar um homem' ! 
Meu Deus,quantas décadas se passaram e no entanto  ainda estamos á roda das mesmas questões .Não quero banalizar o casamento ou qualquer relacionamento, mas não podemos cair mais em armadilhas como estas! Sabe novela , eu gosto e até acompanho ás vezes,mas não há nada mais irritante que aquelas personagens que fazem qualquer coisa pelo 'macho dominate' da trama, é revoltante !

Tradução: É sempre ilegal matar uma mulher?

E aqui a mais delicada das questões, todas as vezes que vejo as notícias, e entre elas os crimes barbáros dos quais as mulheres são vitimas, mais se cristaliza , para mim,a necessidade de modernidade, mas uma modernidade que vai muito além dos conceitos de liberdade feminina que são apregoados hoje.É uma modernidade que permita a evolução nos recônditos de cada mente, masculina e feminina , e que fale mais alto o respeito pelo ser humano .Que a mulher seja mais que um corpo que pertence á alguém.
Que paremos de nos deslumbrar pela aparência exterior,que cesse a vontade insana de ser a 'gostosa'.E que eduquemos nossos filhos e filhas não para geração 'piriguete' e 'cachorra',geração descartável e imediatista.Ás vezes temos que ter a coragem de sermos tachados de 'caretas'.
Como vai ser isso ? Ainda não sei todas as respostas, mas com certeza, os primeiros passos tem que ser dados dentro de nossos lares.



Beijos no coração de vocês mulheres modernas,moças prendadas !

Lílian Almeida