02 julho 2012

Os sentimentos e a saúde



Olá pessoas lindas !
Vocês se lembram que lançamos a TAG : VIDA SAUDÁVEL, no intuito de estarmos mais antenadas com a nossa saúde, isso em todos os níveis.Portanto, hoje compartilhamos uma matéria importantissima e creio, muito útil.
"Os exames não indicam nenhuma causa orgânica, mas os sintomas estão lá. E por mais que o médico tente combatê-los, eles retornam, principalmente em situações de tensão. Sim, emoções como estressetristezadecepção efrustração podem se converter em enxaquecas, gastrite,doenças de pele e em casos mais grave até mesmo servir de gatilho para doenças autoimunes. É o que os médicoschamam de somatização.


estresse é considerado o principal causador das doenças emocionais. Uma situação de tensão ou risco produz no organismo uma série de reações. O corpo libera adrenalina, aumenta a glicose e concentra energia nos músculos e órgãos vitais, como cérebro e coração. A respiração se acelera para oxigenar os pulmões, a frequência cardíaca aumenta, a pupila dilata. Tudo isso para que possamos reagir rapidamente.
Embora seja um processo natural, a defesa constante do organismo pode ocasionar problemas. Isso significa que as angústias produzidas diariamente pelo fim do prazo para entregar um trabalho, os problemas de relacionamento em casa ou o trânsito que não flui acabam tendo impacto na saúde.
Com a estimulação constante para o enfrentamento, o corpo produz grandes quantidades decortisol, que circula no sistema nervoso e afeta o sistema imunológico.
cortisol, hormônio produzido pela glândula supra-renal, é capaz de destruir células de defesa do organismo e com isso deixar as pessoas mais propensas a doenças e infecções.
Cada pessoa tem um ponto fraco, o que chamamos de órgão alvo. Para alguns, o estresse emocional ataca o sistema gástrico, e por isso ao sofrer uma situação de tensão a pessoa acaba tendo diarreia ou dor de estômago.
Outras pessoas apresentam dor de cabeça, mas essa dor não tem origem neurológica, é puramente tensional. Há casos até em que a pessoa desenvolve dificuldade para respirar que pode chegar a asma”, ex plica o psiquiatra Eduardo Aratangy, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Nesses casos, mais do que tratar o sintoma, é preciso buscar a causa. “Muitas vezes os exames desses pacientes não acusam nada de errado, por isso é importante que a equipe médica trabalhe unida, o clínico tem que saber quando encaminhar esse paciente para terapia”, diz a psicóloga clínica Marcia Regina dos Santos.
Ela ressalta, entretanto, que assim como a somatização é um processo lento, seu tratamento também é. “A terapia vai trabalhar o comportamento da pessoa e por isso exige dedicação”, afirma.

Perfil
Embora não exista um padrão entre os pacientes que somatizam, sabe-se que a personalidade podem influenciar no surgimento de doenças. Pessoas pouco flexíveis, que se frustram com facilidade e se cobram demais tendem a ter mais problemas.
“Estudos mostram que os latinos costumam ter maior propensão à somatização, talvez pela maneira como expressam e lidam com seus sentimentos”, afirma Aratangy.
Da mesma forma, acredita-se que as mulheres também sejam mais suscetíveis.
Sabe-se também que algumas doenças como lupus, artrite, fibromialgia e vitiligo têm relação com as emoções. “Sabemos que pacientes com lupus ou artrite frequentemente apresentam também depressão, mas o que não sabemos ao certo ainda é o que é causa e o que é consequência, ou seja, se a depressão levou a uma dessas doenças autoimunes ou se a ocorrência dessas doenças é que acabou deixando o paciente deprimido”, afirma.

A busca do equilíbrio entre o corpo e a mente
Em conjunto com a psicoterapia, algumas práticas como acupuntura e homeopatia também podem ajudar a tratar quem sofre com a somatização.
“A homeopatia trabalha o equilíbrio do organismo como um todo, tratando não apenas os sintomas, mas buscando a causa, e por isso ajuda a melhorar desordens psíquicas como angústia, depressão e medo que muitas vezes se transformam em queixas físicas”, afirma o presidente da Associação Médica Homeopática do ParanáJaime Simões.
A medicina tradicional chinesa também não diferencia a saúde emocional da física e vê na acupuntura uma das formas de buscar equilíbrio do organismo. “Não se faz a relação de causa e efeito. A medicina chinesa vê o indivíduo como um todo, se há alguma desarmonia isso se reflete em todo o organismo”, explica o psicólogo e acupunturista Márcio Busato.
Para a prática, as emoções têm repercussões principalmente em cinco órgãos: coração, fígado, rins, estômago e pulmão, que por sua vez estão relacionados com elementos da natureza.
Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar o funcionamento do órgão. “Os chineses acreditam por exemplo que a gastrite é ocasionada por um desequilíbrio do elemento madeira, que está relacionado com o fígado e teria ligação com emoções como agressividade e irritação.
O excesso do elemento no organismo teria repercussões no estômago”, explica. Para tratar esses desequilíbrios, a acupuntura trabalha pontos específicos do corpo, procurando restaurar a harmonia do organismo."
Fonte: Gazeta do Paraná

Beijo no ♥ tenham um semana abençoada !!!

6 comentários:

  1. Nossa, ultimamente eu estou com muita dor de cabeça :s não sei o que é, adorei o post flor :))
    http://dicaspordanielacharleaux.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É, COLEGA... POR ISSO QUE EU SOU DA FILOSOFIA "DEVAGAR SEMPRE"...
    SE ESTRESSAR NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS, MUITO PELO CONTRÁRIO, ACARRETA UM PUNHADO DELES.
    XÔ BRABEZA!! XÔ CARA DE QUEM CHUPOU LIMÃO!!
    VAMOS SORRIR, QUE É BEM MELHOR PRA ALMA E PRO CORAÇÃO!! LITERALMENTE...
    ABRAÇÃO E UMA LINDA SEMANA, COLEGA!!

    ResponderExcluir
  3. DEVAGAR E SEMPRE... KKK
    FALTOU O "E" NA FRASE FILOSÓFICA!! KKK

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas maravilhosas, como sempre arrasando nas postagens. E agora eu tenho bastanet tempo pra me deliciar aqui no seu blog.Saúde é tudo, já que eu me dedico a isso adorei seu post. aproveita e participa lá no meu humilde cantinho pq perto do seu, o meu é uma favelinha, bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!! Sou um poço de ansiedade...e como resultado, minha garganta está sempre pagando o preço! Um dia eu aprendo!!

    Tenha uma semana iluminada, querida Lilian!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto, adorei suas dicas!!


    O segredo de beleza de muita celebridade as vezes é bem bizarro, confira :
    http://www.ideiaoquadrado.com
    Beijos ;*
    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir

Oi Moças e Moços !
Obrigada por estar aqui, e por deixar a sua marca !
Isso deixa as Duas Moças felizes!

Depois visitem os nossos outros blogs e contem o que acharam:
http://sotutoriaislegais.blogspot.com/
http://tenhoalmavintage.blogspot.com/
http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/
Beijoca no seu ♥ !

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."
Marla de Queiroz