10 outubro 2012

Blogagem Coletiva Especial Dona de Casa

Olá amigos, 

que bom que você passou por aqui! Estou participando de um BC e gostaria muito de compartilhar com você a minha opinião, e claro, saber  a sua também !
O tema dessa BC  tem como ponto de partida a dona de casa full time , ou , em tempo integral : 

A proposta do DCA é totalmente pertinente e atual.Ser ou não dona de casa  full time,é também uma história que acontece paralela á das mulheres e seus direitos.Muitas vezes confundimos adiquirir direitos com 'trocar de prisões'.A mesma visão machista que limitava as mulheres somente às tarefas domésticas, quer voltar a imperar através da idéia de que TODA mulher MODERNA  , DEVE OBRIGATORIAMENTE trabalhar fora.
Nos iludimos, pois trata-se mais de , como seres humanos, termos a liberdade de escolher onde e como viver.E não trocar uma ditadura por outra.
Não há avanço realmente quando nós, homens e mulheres cultivamos essa postura e visão.É claro que são fatores culturais também que estão muito arraigados,mas que precisam ser colocados por terra.

A mulher que hoje em dia, opta por ficar exclusivamente por conta da casa e dos filhos, merece  todo o respeito e louvor, tanto quanto a que trabalha fora.É necessário que a mulher saia do papel de eterna vítima e assuma o leme do barco de sua história, se é cuidar do lar que a satisfaz que ela seja feliz nessa perspectiva que  conscientemente escolheu.
As tarefas de administração de um lar são muitas, principalmente quando há filhos.É necessário, não se iludam, de muita administração e competência.E definitivamente nenhuma mulher deveria sentir-se  mal por ter feito esta escolha.
As pessoas que criticam a dona de casa full time, não pararam ainda pra analisar todo o contexto, responsabilidade,e compromisso dessa escolha.

Muito dos equívocos são devido à recente história das conquistas femininas em áreas antes dominadas apenas pelos homens.Pois ao querer mostrar  competência a mulher adquiriu  a 'necessidade' de negar o prestígio das tarefas que antes exercia.Colocando tais tarefas num patamar bem inferior, e enaltecendo tudo o que é relacionado ao âmbito profissional.
Ao formar um lar, o casal deve ter antes de tudo companheirismo, tarefas devem ser divididas.E aí entra mais um fator que gera conflito.Pois inúmeros homens foram,e a ainda são criados, para receber nas mãos até a própria comida.Perguntar a um deles aonde fica uma peça íntima deles próprios é como perguntar a origem do BIG BANG(meu pai foi assim durante muitos anos, e olha que ele tem apenas 58 anos, rss).Deveríamos perceber que ao ensinar um menino ou menina as tarefas de casa estamos formando um ser humano, autônomo,cooperativo,consciente e capaz.Qualidades estas que tendem a se manifestar em outras  áreas, como escola, trabalho e profissão.
Trabalhei por 5 anos com jovens de 12 a 18 anos em sistema de internato, aqueles que eram incentivados pelos pais a colaborar com as tarefas de casa desde cedo, eram , na maioria das vezes os mais participativos em todas as atividades que desenvolvíamos.PORQUE SERA?
Um dos caminhos para que a sociedade se conscientize  e aceite a dona de casa full time, deve vir através da própria dona de casa.Como ela pode abrir esse caminho?
Mantendo  uma postura positiva e cultivando a auto-estima, ensinando os filhos e filhas a serem 'donos de casa 'também,por que não ?


E por favor,não vamos cair em discursos vazios de pseudo-feministas.Discursos de que temos que trabalhar fora por isso ou aquilo,essa dever ser uma escolha pessoal.A independência financeira  é importante,não se trata de manter-se numa relação porque não há como se sustentar, hoje as mais diversas áreas estão se abrindo para profissionais do sexo feminino.
O único ponto que a dona de casa não deveria negligenciar é a  sua educação, sua formação.Faculdade sim, leitura sim!
Quando escolhemos o nome desse blog, tínhamos em mente justamente essa ambiguidade  da mulher moderna, que muitas vezes não consegue conciliar todos as facetas de ser uma mulher moderna e também  do lar.
A frase que está no cabeçalho do blog : 'PORQUE O BOM DE SER UMA MULHER MODERNA, É PODER SER UMA MOÇA PRENDADA'.
Foi cunhada através dessa perspectiva,de mulheres que tem profissão,mas gostam do fogão,tem fogão, mas amanhã podem tornar-se empresárias,contadoras.Ou em contrapartida,serão sempre donas de casas, e muito prendadas , sim senhor.

Vocês já pararam pra analisar o preços de serviços domésticos?!Como alguém pode desmerecer um serviço desses? 
E eu nem vou comentar a parte da educação das crianças ...
Ainda não me casei, nem sou dona de casa full time, estou num momento de reciclagem profissional, sai do trabalho e estou fazendo cursos de atualização.
Retornarei ao mercado de trabalho em breve.
Não sei se um dia chegarei a ser uma dona de casa full time, não desconsidero essa possibilidade.
Se um dia acontecer quero que seja de uma forma tranquila e bacana, uma escolha consciente.

À todas mulheres, donas de casa full time,  o meu sincero abraço e parabéns, vocês são ótimas !

Temos o mundo à nossa frente, nossas escolhas podem e devem ser as que nos façam felizes.



E vocês, o que pensam à respeito ?
Que tal participar também ?Acesse o link acima e  saiba como.
Já participou do nosso sorteio?
Então venha, é uma forma de agradecer a presença sempre amiga de vocês :

SE VOCÊ QUER GANHAR DUAS BROCHURAS PERSONALIZADAS, UMA GRANDE E UMA PEQUENA,DEIXE UM COMENTÁRIO COM SEU NOME E E-MAIL NO POST ABAIXO:

http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/09/sextacriativa-agenda-e-caderninho.html

Beijocas no seu coração !

Lílian Almeida 

33 comentários:

  1. O que dizer? Adorei ler teu texto, esclarecedor, com uma reflexão mt bem pontuada sobre o tema. Concordo plenamente o que diz respeito a mulher poder ser moderna e prendada e além de tudo ser uma pessoa estudada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, ser dona de casa é uma escolha que deve ser bem pensada, as pessoas pensam que ser dona de casa é ficar em casa a tôa e se esquecem que há muitas tarefas dentro do lar a serem cumpridas, fora o maior tempo para cuidar da família. Eu não optei por ser dona de casa em tempo integral , trabalho fora, em 2 lugares diferentes, uma empresa privada e uma empresa pública,estudo, sou mãe, esposa, e dona de casa. Não tenho quem faça minhas tarefas domésticas, então sobra pra mim, visto que meu marido não divide as tarefas.É por isso que tive de abrir mão de lecionar em outras 2 escolas, para ter um tempo maior pra mim, minha amada filha, marido, e meu lar. Bjos . Dani. http://futilidadeseoutrascoisitasmais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post...adoro ser dona de casa nas horas vagas,já que trabalho fora e vou te dizer nem todas as mulheres tem dom pra isso.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Como já disseram ser dona de casa é também uma vocação, um dom como outro qualquer. O importante como você falou é termos a liberdade, nos sentirmos à vontade em nosso papel. Fora a ditadura! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oii,flor tudo bem?
    As pessoas (principalmente,os homens) acham que donas de casa ficam atoa,mas na hora de trocar de lugar,eles reclamam!!
    Adorei o post,você escreve super bem ^^
    Estou seguindo!!
    Beijos
    ummimoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Li ontem uma frase mais ou menos assim: "as tarefas de casa devem ser dos moradores dela". E concordo com essa frase, se um menino não for criado sabendo cuidar da casa e das coisas dele, o que vai acontecer caso ele vá morar sozinho?
    Acho que temos que julgar menos as escolhas das pessoas, das mulheres, temos a possibilidade de escolher qual caminho seguir.

    ResponderExcluir
  7. É, Lilian... hj em dia as pessoas criticam mto as donas de casa full time. Mas tbm criticam as q trabalham. Não há meio termo pra maioria. E acho, como vc, q a escolha é da própria pessoa.
    Eu parei de trabalhar quase dois anos atrás, pra me tornar dona de casa full time. Semana passada fui convidada pra trabalhar só naquela semana e me senti MUITO BEM! E agora vivo num dilema entre querer voltar ao mercado e ficar em casa... o que complica de verdade é a Sofia e só. Não tenho receio de voltar a trabalhar e sim de ter q procurar alguém e confiar nesse alguém pra cuidar da minha filha. Isso é que complica! rs
    Ótimo o seu texto!
    Bjk

    ResponderExcluir
  8. Olá querida amiga!!!! Tudo bem?
    Adorei o texto. Quando casei eu ainda trabalhava fora, depois tive o meu filho e optei por ser dona de casa e mãe em período integral. Não me arrependo. Foram anos preciosos cuidando do meu filho, marido e casa. Infelizmente fiquei viúva e agora com o meu filho já criado estou inciando um trabalho de massoterapeuta, creio que agora é o momento certo para eu fazer essa escolha, e eu estou feliz e muito animada com essa minha nova opção. O que importa realmente é nós nos sentirmos felizes com aquilo que fazemos e escolhemos, não com aquilo que a sociedade quer.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. O pior de tudo é que muitas mulheres desprezam as que são donas de casa, adorei seu texto gostei de ter lembrado que precisamos tbm estudar e não ficar para trás, eu sou dona da minha casa por opção eu e meu maridos decidimos assim e deu super certo, chato é ouvir mas vc não faz nada? Então como bem lembrou pague uma profissional e veja o quanto vale nosso serviço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lílian :)
    O texto está brilhantemente escrito.Parabéns!
    Não deve ser tarefa fácil ser dona de casa full time,assim como trabalhar fora também tem suas responsabilidades.Sem contar aquelas que se ocupam duplamente.Enfim,cada uma sabe de suas prioridades não é mesmo?
    Se a mulher sente-se segura e satisfeita fazendo aquilo que optou,merece respeito e consideração.Que ela seja feliz e não sinta-se culpada,independente da escolha que fizer.
    Bjs!!


    ResponderExcluir
  11. É a primeira vez que visito seu blog e me apaixonei, excelente texto, trabalho fora e dentro de casa e gosto disso de cuidar da minha casa. Vejo preconceito hoje com as donas de casa, como existia no passado com as mulheres que trabalhava, concordo quando diz que a mulher deve estudar se formar, ter uma profissão, mesmo que a mulher decida ser dona de casa, afinal ser dona de casa é trabalho, pior que sem férias, mas com muito amor pois deve ser uma escolha e não uma imposição.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. A-d-o-r-e-i! Estudar, se formar e priorizar a família! Eu estou nessa BC também! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Querida Lilian passei para agradecer o carinho e dizer que tudo por aqui é um encanto e já estou seguindo, bjs e um lindo feriado, Kátia.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lilian...amei o texto e principalmente o tema...trabalho fora desde os 13 anos de idade para ajudar nas despesas da casa...mas se pudesse escolher seria uma dona de casa full time com muito prazer...amo cuidar da casa e dos afazeres domésticos.
    Não acho que para ser uma mulher moderna temos apenas que ser independente profissionalmente, tem muito além disto...afinal ser dona de casa não deixa de ser uma profissão e uma bela profissão...deve ser respeita assim como as demais...

    Bjs e bom feriado.

    Marcela

    ResponderExcluir
  15. Nossa Lilian que texto delicioso... olha ser mulher nos dias de hoje não é das tarefas mais facéis *Ü*, as que optaram em ser donas de casas trabalham tanto quanto as de fora. Não precisamos mais carregar o mundo nas costas... podemos delegar e ser mais leve no dia a dia, claro que isso deve ser trabalhado o todos os dias, pois achamos que somos a Mulher Maravilha, mas graças a Deus que Ele nos fez MARAVILHOSAS e damos conta do recado com humor, alegria e capricho. Adoro ser mulherzinha... moderna na medida certa e prendada sempre.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Ja comentei no blog.
    http://ameliafarah-outrosolhos.blogspot.com.br/2012/10/blogagem-coletiva-especial.html#links
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi! Então flor... eu sou dona de casa full time rsrsrsr Trabalhei meu ass of nos EUA durante quatro anos para ajudar o marido a construir o que temos hoje. E justamente pq nossa filha não estava lá conosco. Meu marido diz que o q trabalhei e vivi lá foi suficiente pro restante da nossa vida rsrsrsrs que não preciso trabalhar aqui. Na verdade, ele gosta de mulher em casa - meio machista? sim, mas... não gostamos de terceirizar nossa casa, eu gosto de cuidar da minha própria roupa, do que comemos,da educação da minha filha e da limpeza (sou meio chatinha, mas não neurótica, mas se tivesse uma empregada doméstica seria um patroa enjoada acho rsrssr)... podia fazer tudo isso e ainda trabalhar fora? Claro que podia, mas sei que EU não conseguiria dar 100% de mim em tudo, pois tb sou sistemática e um pouco perfeccionista - bah, acho que sou um porre! kkkkk ! Portanto prefiro dar o meu melhor nas coisas que amo muito e que vem em primeiro lugar pra mim: marido, filha, lar... família. Eu leio muito e estou em dúvida se volto pra universidade ou se tenho o segundo filho. Admiro quem consegue conciliar trabalho + lar + família, essas mulheres são ninjas. Mas pra MIM, quem muito abraça pouco aperta, então...

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian,
    Obrigada pela doce presença hoje!
    E em sintonia com o seu post te convido a voltar pra ver minha homenagem às mulheres em "Outubro é Rosa"! Te aguardo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oláa querida!
    Otimo Tema ^^
    Bom eu acho que ser ou não ser dona de casa em tempo integral depende de vários fatores..
    Olhando os tempos atuais as mulheres são bem guerreiras, pois conseguem conciliar trabalho com família e filhos e cuidar da casa.. mas também ser dona de casa full time ée uma opção clássica e feminina, e não é porque é só dona de casa que a vida é mole né. rsr
    Somente em sermos mulheres que ja temos um grande valor.
    Bjjs e otimo feriadão!

    http://alucinadaeconsumista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá meu bem!! Delícia de texto!!Parabéns!
    Então, vamos lá... sou sim "Full time"...hoje..por desição,após ter me aposentado.
    Sempre trabalhei,tive empregada durante 25 anos,estudei,fiz concurso público e hoje após 28 anos de trabalho, me dei o direito de decidir: "vou me aposentar".
    Muitos me perguntaram: Já?? Sim, já. Quero hoje ter o prazer de cozinhar, pôr a mesa, fazer bolinhos, cuidar da casa e ficar mais tempo com meus filhos! Tenho também mais tempo pra mim e pra minha família...é uma correria só...mas adoro!
    Tenho dois filhos homens, e eles me ajudam nas tarefas sempre que preciso;e eles já sabem que mulher é pra ser valorizada e não tratada com desprezo, caso não trabalhem fora. É isso aí, será que correspondi as expectativas?? Beijinhos e bom feriado pra vocês!!

    ResponderExcluir
  21. Ficou muito legal tua participação com teu depoimento. Gostei de ler! Podemos ser donas de casas felizes SE gostarmos do que fizemos...Eu gosto! beijos,lindo feriadão!chica

    ResponderExcluir
  22. Penso que tudo na vida, deve ter um equilíbrio! A dedicação e o empenho em se fazer o melhor. Prestar a atenção aos detalhes. Tanto as donas de casa que trabalham fora, que sabem valorizar e planejar cada momento, pra não serem escravas do trabalho e poder dar atenção a sua família, quanto aquelas que cuidam da casa em tempo integral, também tem que ter o cuidado para não se anularem, projetando assim suas expectativas para os filhos, por que podem se decepcionar. Bjos queridas e prendadas! Bom feriado!

    ResponderExcluir
  23. Excelente post!
    Atualmente sou Analista de Sistemas por formação, e artesã por vocação.
    Sempre me dei bem com artes, desde criança quando fazia roupas para as minha bonecas...
    Mas decidi estudar exatas para... ganhar dinheiro. Escolha errada, não fazia o que gostava.
    Hoje estou integral em casa, e faço artesanatos (que amo) para me divertir, e por acaso ganho um dinheiro bom!
    Amo cuidar da casa, fazer comida, cuidar do marido, não tem preço.
    E porque a mulher moderna TEM que trabalhar fora né? Outra ditadura realmente.
    Obrigada por compartilhar suas idéias, isso precisa mesmo ser conscientizado.
    Deus abençoe você!
    Beijokinhas
    https://www.facebook.com/LarDoceLu

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu post!!

    Que sofremos muito com esse preconceito de ficar em casa e ser uma "Dona de Casa Full Time"
    sofremos.. a maioria te condena por ficar em casa e cuidar dos filhos, me perguntam.. com o que vc trabalha... eu falo.. SOU ARTESÃ e trabalho em CASA!!
    Todo mundo ja olha com aquela cara "Vc não faz nada??" SIM EU FAÇO!!!
    É terrível termos que lidar com isso... Mas amo o que faço!!
    Já tentei trabalhar fora... mas ter chefe não faz meu tipo!!
    Amo ficar em casa, com meu filho.. fazendo minhas artes... ganhando meu dinheiro..
    E sim MUITO FELIZ!!!


    Beijinhos ♥♥♥

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Lilian linda e querida, participei lá mas deixei minha opinião formada tb! minha querida, nunca escolha essa opção de ser dona de casa se vc é jovem e independente, ser dona de casa é uma opção sim mas pra quem ama cuidar de casa, eu como desde os 11 anos sempre trabalhei para mim esta sendo um suplicio estar dentro de casa, mesmo que eu tenha tudo que quero , marido muito bom, filhos lindos e formados, mas nada minha amiga com ser independente e ter nosso ego sempre em alta...tomamos o exemplo da Hebe, pensa que mulher linda , poderosa e chiquérrima, querida e super de bem e feliz com a vida enquanto viveu, usando seus saltos 12 vestido com joelho a mostra e tudo o mais, vc acha que escolhendo ser uma dona de casa a gente vai ser linda e maravilhosa como ela foi? pense nisso!

    eu estou fazendo de tudo para voltar ao mercado de trabalho, nada mais prazeroso que ter sua própria independência, podemos ter uma família linda, dar uns pitaquinhos na casinha, mas senso uma mulher independente e sedutora, não conheço nem uma mulher sedutora que seja dona de casa vc conhece?

    mil bjus amada, desculpe o desabafo!

    ResponderExcluir
  26. Meninas,adorei o texto e concordo que a coisa anda meio invertida: HOJE em dia virou obrigação a mulher trabalhar fora.Eu acho que se não há necessidade é muito melhor ela ficar em casa,especialmente se os filhos são pequenos.Parece que não,mas a presença da mãe faz toda diferença na vida dos filhos!pARABÉNS E já estou participando do sorteio:ameninavoadora@gmail.com
    bjs,

    ResponderExcluir
  27. Nossa que texto bacana e realista!
    Verdades pura...Vivemos em uma atualidade que parece que não tem espaço para mulheres que querem só viver como dona de casa!Mulheres que não contribuem com o orçamento doméstico,é vista como que só viver com o dinheiro do marido,e que vive em casa de "pernas pro ar"como muitos pensam....É muito triste essa realidade!
    Um super beijo.

    ResponderExcluir
  28. Meninas, adorei o post! Concordo e assino embaixo! Tô na torcida pelo sorteio! E vamos nóis... Estou novamente pedindo o o voto de vocês; desta vez para a nova fase do Top Blog, o Top 100 Top Blog. Posso contar com o voto de vocês? Se já votaram em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! Para votar é tudo igual como da outra vez! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o outro! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos!
    Ótimo final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Lilian, vi seu comentario no blog e vim agradecer por está me seguindo. Adorei seu blog também é tão pinup e é algo que eu adoro. Estarei sempre de olho por aqui. E te espero lá no blog mais vezes. Bom Final de Semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Olá Lilian,
    Já tinha passado por aqui e visto seu post, foi por causa dele que resolvi participar desta blogagem também, não havia deixado nenhum comentário, mas ficou ótimo, muito bem colocado. Você sabe usar bem as palavras.Boa semana.

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá Lilian, obrigada por seu comentário no meu blog e parabéns pelo texto muito bom, boa semana, bjs.

    Emilia

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo texto. Ter profissão regulamentada e ser prendada é ótimo!
    Também participei do blogagem coletiva com minha reflexão: http://anaafonsoorganizer.com.br/2012/10/10/reflexao-ser-dona-de-casa/
    Ana Afonso

    ResponderExcluir

Oi Moças e Moços !
Obrigada por estar aqui, e por deixar a sua marca !
Isso deixa as Duas Moças felizes!

Depois visitem os nossos outros blogs e contem o que acharam:
http://sotutoriaislegais.blogspot.com/
http://tenhoalmavintage.blogspot.com/
http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/
Beijoca no seu ♥ !

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."
Marla de Queiroz