08 outubro 2012

A importância do café da manhã

Olá amigos,
Hoje resolvi falar um pouco sobre : A importância do café da manhã .
Por que é justamente onde passei a ter dificuldades,depois que sai do trabalho.Acordando cedo ou tarde, não tenho conseguido tomá-lo.
Café da manhã a principal refeição do dia

Depois que fiz 33 anos, comecei a me preocupar mais com a saúde, em 2009/2010 fiz uma reeducação alimentar muito bacana.Perdi 11 quilos (sem passar fome, na verdade só senti fome nos 2 primeiros meses, mas acho que era mais o costume),parei de sentir dor no estômago,e fiquei mais disposta.Além da auto-estima que sempre melhora, pois roupas que não serviam , voltaram a servir com folga.
Porém em meados de 2011, quando sai do meu emprego, aos poucos me descuidei, e fui adquirindo alguns maus hábitos, como ficar horas sem comer, não tomar café da manhã,parar de comer frutas e mais uns outros,rsss.
O reflexo disso tudo é implacável, voltei a ganhar peso,meu estomago dói horrores e perdi muito da disposição fisica. 


Vejam essa explicação simples :

"Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor.Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário.Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.Os carboidratos não são os únicos nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã. Veja na tabela abaixo mais motivos para torná-lo uma das principais, senão a principal, refeições do dia.Fonte "

Por:
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
Gente, vamos nos cuidar, a máxima de que 'você  é o que você come ', é verdade,e temos que nos cuidar enquanto é tempo.Talvez o seu desafio seja comer menos, comer frutas, beber mais leite ou verduras,não sei.Mas de uma coisa eu sei , devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é o veículo que nos permite escrever nossa história aqui nesse mundo .
É caro ser saudável  Nutricionista mostra que é po
Sugestão de artigo : É caro ser saudável ?

Já participou do nosso sorteio?Então venha, é uma forma de agradecer a presença sempre amiga de vocês :

SE VOCÊ QUER GANHAR DUAS BROCHURAS PERSONALIZADAS, UMA GRANDE E UMA PEQUENA,DEIXE UM COMENTÁRIO COM SEU NOME E E-MAIL NO POST ABAIXO:

http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/09/sextacriativa-agenda-e-caderninho.html


Conto com vocês nesse desafio, viu, nas próximas semanas volto pra contar do meu progresso!


"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.

Confúcio"

Beijos, Lílian Almeida .


#segundasaudável

17 comentários:

  1. Não consigo comer nada de manhã e sei o mau que isso me faz,estou tentando criar esse hábito.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. oiiie ja to retribuindo a visitinha amei seu blog e o post vc fez certo de coloca so o nome do seu blog no meu novo blog pq se vc coloca o link vc perde o seu blog se o google ver eu perdi o meu assim obg pela visitinha
    blog :make e beleza com may :D

    ResponderExcluir
  3. Eu me acostumei a tomar o café da amnhã, antes não conseguia!! Me passa a receita da sua reeducação alimentar por e-mail se possível, porque a minha alimentação precisa ser educada urgentemente!!! Meu colesterol e pressão têm ido às alturas ultimamente!!

    Tenha uma semana repleta de alegrias, paz e muita luz, Lilian!!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MINHA QUERIDA LILIAN,
    NOSSA FAZ UM TEMPÃO QUE NÃO VENHO AQUI, SAUDADES DESE BLOG.
    EU ACORDO E A PRIMEIRA COISA QUE FAÇO É COLOCAR ÁGUA DO CAFÉ NO FOGO, TENHO QUE TOMAR CAFÉ SENÃO O DIA NÃO COMEÇA.ADOREI ESSA MATÉRIA IMPORTANTE FAZER REFEIÇÕES DE TRES EM TRÊS HS, EU TINHA HÁBITO DE NÃO LANCHAR E ISSO FAZ UM MAL TERRÍVEL.
    MILHÕES DE BEIJOS!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  5. essa refeição pra mim é a das mais importantes, nunca pulo.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai, Lilian... Eu sempre tomo café da manhã, mas nem sempre na hora q acordo e nem sempre tão bom como precisava. Só consigo comer depois de 8hs, então aos sábados eu vou pro Inglês e qndo volto é q faço minha refeição: café, pão, queijo, presunto, mamão... coisas assim.
    Durante a semana é q fica falho... só um copo de leite e um pão, com presunto às vezes. O pior é q sei da importância do café da manhã, mas tem dias q não dá pra comer tão bem como é preciso... Mas o duro msm é manter a boa alimentação no resto do dia! jehehehe
    Beijooo

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian!
    Post recheado de informações úteis.Adorei.
    Eu não consigo começar meu dia,se não tomar café da manhã!
    Acho que é a refeição mais importante do dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Lilian.. gostei por demais do post...
    Ai menina eu sou uma tragédia quando se fala em boa alimentação..
    O café da manhã é sagrado, eu não consigo ficar sem tomar, mas almoço na semana não existe pra mim.. tem dias que passo o dia inteiro apenas tomando leite com café e alguns biscoitos no almoço, só que quando chego a noite estou azul de fome... e aí acabo atacando a geladeira..
    Fico brava comigo.. sei que o que faço é muito prejudicial a minha saúde, sei que tenho que mudar o mais rápido possível, mas não consigo.
    Almoçar no serviço é impensável, lá se vão 04 anos dessa rotina louca..

    Torço por você.. e fico feliz me ter essa força de vontade..
    Um beijo e to aqui torcendo viu?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Moças,Post super útil e cheio de informações importante,O café da amanhã é essencial.
    Adorei a postagem maravilhosa e cheia de coisas boas também,até me deu fome,rsrs!!
    Beijos amiga Lílian!!

    ResponderExcluir
  10. otimo post, meu maior problema é justamente esse, nao consigo comer nd de manha

    ResponderExcluir
  11. Oi Lilian,muito legal seu texto porque não temos os costume aqui no Brasil de comer muito no café da manhã e comer as coisas certas!Valeu pela dica!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  12. Gostei do seu post, eu nem posso ficar sem o café da manhã, minha glicose baixa de tal forma que caracteriza um quadro de hipoglicemia. Adorei seu blog. Já estou te seguindo.Aguardo sua visita no meu baby blog. Bjos . Dany. http://futilidadeseoutrascoisitasmais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Moça, adoro tomar um belo café da manhã.Bem essa uma refeição que para mim não da para pular.
    Fico com crise de Hipoglicemia/ e também minha pressão é baixa. Mudando o rumo da conversa para algo mais agradável, para quem ainda não tomou café da manhã fora. Aproveite para faze-lo, acredito que todos lugares do mundo deva existir muitas opções agradáveis.Aqui na minha cidade tem muitas,inclusive minha família elegeu o café da manhã para algumas comemorações como: dia das mães, dia dos pais, aniversário de alguém...
    Fazemos um café da manhã bacana em casa( já tive dois aniversários meus assim) ou procuramos um lagar legal( já fomos em hotéis só para tomar o café da manhã) e também em delicatessens.

    ResponderExcluir
  14. Oi Moça, adoro tomar um belo café da manhã.Bem essa uma refeição que para mim não da para pular.
    Fico com crise de Hipoglicemia/ e também minha pressão é baixa. Mudando o rumo da conversa para algo mais agradável, para quem ainda não tomou café da manhã fora. Aproveite para faze-lo, acredito que todos lugares do mundo deva existir muitas opções agradáveis.Aqui na minha cidade tem muitas,inclusive minha família elegeu o café da manhã para algumas comemorações como: dia das mães, dia dos pais, aniversário de alguém...
    Fazemos um café da manhã bacana em casa( já tive dois aniversários meus assim) ou procuramos um lagar legal( já fomos em hotéis só para tomar o café da manhã) e também em delicatessens.

    ResponderExcluir
  15. Nós costumamos, por causa da correria a não tomar café da manhã direito. Mas é a refeição mais importante e também se pular a mesma, corre risco de ganhar uns quilinhos a mais rss..Adorei o seu post!

    Beijos
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  16. É muito importante MESMO e faz toa diferença.
    Beijos.

    http://pancakesandrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi flor adorei sua visita vc e sempre bem vinda ao meu cantinho tenha um fim de semana bem iluminado fica com deus.


    Bjsss da Danzoka

    ResponderExcluir

Oi Moças e Moços !
Obrigada por estar aqui, e por deixar a sua marca !
Isso deixa as Duas Moças felizes!

Depois visitem os nossos outros blogs e contem o que acharam:
http://sotutoriaislegais.blogspot.com/
http://tenhoalmavintage.blogspot.com/
http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/
Beijoca no seu ♥ !

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."
Marla de Queiroz